A atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) está chegando ao fim. Com isso, um canal de umidade deve se deslocar para áreas do centro-sul do Brasil, aumentando a ocorrência de chuva nos próximos dias em todo o Estado de São Paulo.
De acordo com o meteorologista Denis William, do Meteored, a presença de umidade vinda da Amazônia sobre o Brasil Central vai provocar chuvas intensas na região e os volumes podem chegar aos 100 milímetros nesta quinta-feira (16).
O risco de tempestade aumenta ao longo da tarde desta quinta-feira (16). Há alguns dias com tempo firme, o Estado de São Paulo tem previsão de chuvas intensas e tempestades
Alerta de perigo potencial para o interior
Já nesta quarta-feira (15), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas para algumas regiões do interior de São Paulo – ele é válido até às 10h desta quinta, no entanto, pode ser prorrogado a qualquer momento.
De acordo com o alerta, existe a possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, há chances de ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h.
Apesar de baixo, também existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Quais cidades aparecem no alerta?
São José do Rio Preto
Ribeirão Preto
Campinas
Barretos
A lista com todos os municípios que aparecem no alerta de perigo potencial para chuvas intensas pode ser conferida clicando aqui.
Bolha de calor vai atingir SP?
Apesar da previsão de chuvas intensas, uma bolha de calor deve atingir diversos estados brasileiros a partir desta semana, provocando temperaturas extremas em várias regiões.
No Estado de São Paulo, o interior paulista será uma das áreas mais afetadas, com temperaturas variando entre 35ºC e 40ºC. As cidades do Oeste do Estado também enfrentarão temperaturas elevadas . ( Com informações de A Cidade On Ribeirão).
Deixe uma resposta