O Estado de São Paulo continua muito quente. Nesta quarta-feira (22), a capital paulista bateu o recorde de madrugada mais quente pelo quarto dia consecutivo. Enquanto isso, os termômetros em diversas regiões estão ultrapassando os 30ºC.
O calor intenso continua no Sudeste do país, entretanto, o avanço de uma frente fria sobre o oceano aumenta a condição para chuva em diversas regiões. Além disso, o calor em excesso gera nuvens carregadas e aumenta as chances de pancadas de chuva e tempestade.
Alerta de tempestade
A partir da tarde a nebulosidade aumenta e podem ser registradas pancadas de chuva e temporais, em todas as regiões do Estado, com destaque para a metade Leste, de acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura).
Embora não haja indicativos de chuvas generalizadas (bem distribuídas geograficamente), os temporais que se desenvolverem poderão resultar em raios (trovoadas) e chuva localmente intensa e volumosa
Por conta desse cenário, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestade no Estado de São Paulo. Ele é válido até às 10h desta quinta-feira (23), porém, pode ser prorrogado a qualquer momento.
A previsão indica chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, há previsão para ventos intensos de 40 km/h e 60 km/h e chuva de granizo.
Quais são as regiões em alerta?
De acordo com o comunicado, todo o Estado de São Paulo está em alerta para o perigo potencial de tempestade. Entretanto, as seguintes regiões aparecem em destaque:
Presidente Prudente
São José do Rio Preto
Campinas
Bauru
Piracicaba
Itapetininga
Ribeirão Preto
Araçatuba
Macro Metropolitana Paulista
Marília
Araraquara
Vale do Paraíba Paulista
Metropolitana de São Paulo
Assis
Litoral Sul Paulista
O que fazer?
Devido ao alerta, o Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Além disso, deve ser evitado o uso aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Deixe uma resposta