Chuva em fevereiro
De acordo com a explicação da meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, a região Sudeste do Brasil vai continuar sendo uma das que vão receber mais chuva durante todo o mês de fevereiro – veja o mapa abaixo.
Isso por conta dos episódios de corredores de umidade, que podem formar uma ZCAS (Zona de convergência do Atlântico Sul).
Fevereiro já está começando com a atuação de uma ZCAS e ao longo do mês nós ainda poderemos ter mais dois episódios na segunda quinzena do mês
Nesse começo de mês, a chuva mais volumosa deve ficar concentrada entre São Paulo, o centro-oeste e o Sul de Minas Gerais e no centro-sul do Rio de Janeiro.
No último domingo (2), a Defesa Civil prorrogou o alerta de chuvas intensas em diversas regiões – clique aqui para saber mais. “Lembrando que já choveu bastante em janeiro então, daqui para frente fica mais fácil termos transtornos”, reforça a meteorologista.
E a temperatura?
O fenômeno La Niña continua ativo. Isso vai facilitar a passagem de novas frentes frias do Sul para o Sudeste, o que inclui o estado de São Paulo.
Devido ao excesso de nebulosidade e de chuva esperado em fevereiro, a maior parte do país não terá ondas de calor, a Climatempo, contudo, podem ocorrer picos de calor intenso em algumas áreas do país.
A previsão é de que a temperatura em fevereiro fique próxima da normalidade em diversas regiões de São Paulo, inclusive em Ribeirão Preto.
Deixe uma resposta